Skip to content

Perspectiva Com Três Pontos de Fuga

O desenho em perspectiva com três pontos de fuga, também chamada de perspectiva aérea, é uma habilidade essencial para desenhistas aspirantes. De edifícios até paisagens, entender como desenhar em três pontos de vista tornará o desenho muito mais fácil!

Caso você não saiba fazer desenhos em perspectiva, usar 3 pontos de fuga pode ser complicado. Certifique-se de ter uma compreensão inicial do que significa perspectiva e os dois métodos anteriores antes de tentar aprender as técnicas de desenho nesta página.

O artigo a seguir falará é sobre a perspectiva de três pontos. Ela é na verdade a forma menos usada de perspectiva linear. Isto é irônico já que a perspectiva de três pontos está mais próxima de como nós realmente vemos as coisas.

O que Significa a Perspectiva com 3 Pontos de Fuga?

No desenho básico da perspectiva de um ponto, as linhas são verticais, horizontais ou recuando em direção ao ponto de fuga. Em dois pontos, as linhas são horizontais ou recuando em direção a um dos dois pontos de fuga. Na de três pontos, todas as retas recuam em direção a um dos três pontos de fuga.

A perspectiva de três pontos é excelente quando você deseja desenhar objetos de um ponto de vista alto ou baixo. As distorções que o terceiro ponto de fuga traz em sua composição muitas vezes tem um efeito muito artístico e torna até mesmo o conceito simples mais interessante.

Perspectiva de 3 Pontos Passo a Passo

perspectiva com três pontos de fuga passo a passo

Há alguns pontos a considerar na perspectiva de três pontos passo a passo.

  • Todas as linhas verticais convergem no terceiro ponto de fuga
  • Quanto mais perto os pontos de fuga estão do centro da tela, maior a distorção.
  • Todas as linhas horizontais convergem a um único ponto de fuga
  • Quanto mais longe você colocar seus pontos de fuga, mais parecida a sua imagem será com a de uma lente fotográfica.
  • Caso seu ponto de fuga esteja acima da linha do horizonte, você terá uma vista de formiga (olhando para cima). Se estiver abaixo, terá uma vista de pássaro (olhando para baixo).

Sempre que você precisar desenhar um objeto de forma o mais parecido com a realidade, ou um interior muito intrincado, a perspectiva de três pontos de fuga é a ideal. Por causa do ponto de fuga adicional, esta metodologia é mais demorada e só deve ser considerada para a apresentação do conceito final.

perspectiva com três pontos de fuga vista de formiga
Vista de formiga – terceiro ponto de fuga acima da linha do horizonte
perspectiva com três pontos de fuga vista de pássaro
Vista de pássaro – terceiro ponto de fuga abaixo da linha do horizonte

Diferentemente das perspectivas de um e dois pts, a de três pontos oferece a capacidade de criar uma imagem de destaque, mas com esta capacidade vem o risco de perder tempo no processo. Por isso que reforço a necessidade de passar pelos dois métodos anteriores.

Como Fazer a Perspectiva de 3 Pts de Fuga

perspectiva com três pontos de fuga como fazer

Para garantir que você tenha entendimento dos conceitos básicos aqui apresentados, vamos desenhar uma caixa sobre a perspectiva com 3 pts. Sinta-se livre para variar do exemplo apresentado aqui, já que este foi mantido simples por razões específicas:

  • Escolha dois pontos de fuga, localizados o mais afastado possível da tela;
  • Decida se for colocar o terceiro ponto de fuga acima ou abaixo da linha do horizonte.

Quando experimentámos a perspectiva de dois pontos, descobrimos que precisávamos de dois pontos de fuga e dois conjuntos de linhas para desenhar horizontalmente. Para os de três pontos, precisamos apenas de adicionar um ponto de fuga extra como você verá no exemplo abaixo.

#1 – Desenhe a Linha do Horizonte e os Três Pontos de Fuga

perspectiva com três pontos de fuga linha do horizonte

Desenhe uma linha do horizonte e três pontos de fuga – dois na linha e um acima. Observe como se você olhar para cima, o horizonte se move para o baixo do seu campo de visão – você vê mais céu. Então desenhamos o horizonte muito baixo como forma de compensação.

A seguir, faça uma linha perpendicular leve (reta para cima e para baixo) a partir do ponto de fuga superior.

#2 – Desenhe as Linhas de Apoio

perspectiva com três pontos de fuga linhas de apoio

Em seguida, desenhe algumas linhas de apoio. Comece no ponto de fuga à esquerda em linha reta até cerca de 1/3 (de baixo para cima) do caminho até a linha vertical e, a partir dela, ligue-o ao ponto de fuga à direita.

Depois, do mesmo ponto de fuga, faça uma linha reta ligando cerca de 3/2 (de baixo para cima) do caminho, e , a partir dela, ligue uma linha reta para o ponto de fuga direito.

Estes marcam as bordas superior e inferior da sua caixa. Agora desenhe duas linhas a partir do ponto de fuga superior – estas podem ser tão largas ou estreitas quanto quiser, mas algo parecido com as do exemplo; estas marcarão as bordas dianteira esquerda e traseira direita da caixa.

#3 – Complete a Caixa

perspectiva com três pontos de fuga caixa

Termine a caixa desenhando uma linha desde o canto inferior direito (1) até o ponto de fuga à esquerda. E desenhe uma desde o canto inferior esquerdo (2) até o ponto de fuga direito. Você pode ver como eles se interceptam para o fundo da caixa.

#4 – Veja a Caixa Final

perspectiva com três pontos de fuga caixa final

Retire as linhas de apoio e reforce as linhas que representam as laterais da caixa. Você também pode seguir sombrear o objeto da perspectiva, ajudando a criar sua ilusão tridimensional. A depender do posicionamento dos pontos de fuga, a caixa pode estar um pouco distorcida.

Perspectiva de 3 Pontos Simplificada

perspectiva com três pontos de fuga desenho
Fonte: Pinterest

Até que foi tranquilo, não? O desenho em perspectiva não é difícil se praticar aos poucos, ainda mais se você estiver no começo. Objetos mais complexos exigirão mais detalhes e concentração.

Portanto, pratique com imagens simples em três pontos sob diversas angulações para ganhar confiança. Ao desenhar, nem sempre realizamos de forma precisa – mas ter uma ideia o ajuda tremendamente. Como o desenho final exigiu um ponto de fuga mais alto da linha do horizonte, busque fazer com a linha abaixo da linha e veja o resultado.

Espero que tenha gostado. Em caso de dúvida, deixe nos comentários as suas indagações que prometo respondê-las o mais rápido possível.

Um grande abraço e bons desenhos!

Fontes de apoio adaptado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze + 9 =