Currently set to Index
Currently set to Follow
Skip to content

Molde de Números para Imprimir

Molde de Números para Imprimir

Curiosidades sobre Molde de Números para Imprimir

desenho de molde de números para imprimir

Quando as crianças se tornam capazes de perceber os números pela primeira vez? E, qual é a importância de perceber e falar sobre eles? Vamos primeiro explorar quando as crianças são sensíveis à quantidade. Imagine uma criança de 6 meses de idade olhando para três desenhos. Eles mostram dois pontos, um ponto, e três pontos.

A criança ouve três batidas de tambor, e seus olhos se movem para o desenho com três pontos. Os bebês são sensíveis à quantidade! Isso significa que eles “sabem” os números?

Provavelmente apenas a um nível intuitivo. Esta menina não sabe que os pontos representam três da mesma forma que crianças mais velhas e adultos, e não sabe que três são mais de dois. Mas o começo da compreensão dos números está aí.

Sensibilizar Crianças para os Números

Construir sobre esses começos é importante. Toda vez que você cita um número, como por exemplo, “Oh! eu deixei cair três dos lápis de cera”, você sensibiliza as crianças para os números e ensina uma palavra numérica e sua conexão com uma quantidade específica.

Entretanto, se você fizer isso de forma consistente, você está fazendo muito mais. Você está encorajando as crianças a pensar no mundo em termos de, e a reconhecer espontaneamente, os números.

Este é um presente que continua dando, porque as crianças podem então criar centenas, ou milhares, de experiências matemáticas para si mesmas.

Explore os agrupamentos

Os professores precisam estar atentos para nomear pequenos grupos de objetos e pessoas sempre que for apropriado. “Há dois aviões”. “Vocês três querem brincar com os blocos?” Estejam especialmente atentos às situações em que a nomeação de pequenos grupos é importante para a criança. “Vocês desenharam quatro cavalos bebês! Vocês vão desenhar quatro cavalos mamães”?

É claro, as crianças não conseguem reconhecer números em grandes grupos. A menos que eles estejam dispostos de certas maneiras, como em um dado, o limite é geralmente de quatro a seis.

Então, o reconhecimento de números é uma habilidade precoce que se desvanece quando o verdadeiro aprendizado de números começa? A resposta é não, pelas seguintes razões:

  1. O reconhecimento de números apoia o desenvolvimento de outras habilidades de números, como a contagem. Por exemplo, uma das idéias mais importantes sobre contagem, que muitas crianças não desenvolvem, é esta:
    • A última palavra de contagem diz quantos. As crianças contarão três objetos, mas depois, quando perguntadas quantas, contarão novamente. Mas se elas reconhecem grupos de um, dois e três, então quando contam um, elas veem que têm um, quando contam dois, veem que têm dois, e quando terminam e contam três, veem três. Eles relacionam isso com o que já sabem, e assim a contagem é mais significativa.
  2. O reconhecimento dos números se desenvolve em habilidades mais sofisticadas. A mais óbvia é a subitização, ou ver imediatamente quantos são. A partir de uma palavra latina que significa subitarizar subitamente, o reconhecimento direto e imediato do número de um grupo. Simplesmente dito, é o reconhecimento rápido dos números.
    • Se alguém mostra quatro dedos por apenas um instante, você reconhece quantos dedos está segurando sem contar. E esse reconhecimento rápido é importante.
    • Por exemplo, a subitização ajudará mais tarde as crianças com a adição. Muitas crianças adicionam 4 + 3 contando quatro objetos, depois três objetos, depois contando todos os sete. O problema é que sua memória dos três e quatro por um lado, e dos sete por outro, está muito distante para que a criança faça uma conexão.
    • Mas se uma criança subitar os quatro, é mais provável que ela conte, começando com quatro, depois cinco, seis, e sete. Então, ela aprende uma estratégia de contagem mais sofisticada e começa a aprender o fato de que 4 + 3 = 7.

Portanto, não deixe de notar e nomear os números. Fale sobre quantos objetos aparecem em pequenos grupos por toda parte ao seu redor. É uma maneira segura de colocar as crianças no caminho da alfabetização matemática, porque não só as ensina sobre números, mas também acende uma maneira matemática de pensar que lhes permitirá continuar a ensinar a si mesmas.

Desenhos Relacionados à Molde de Números para Pintar