Colorir é uma habilidade muito importante. Ajuda-nos a ter nossos pensamentos e sentimentos em aberto. Ajuda-nos a nos tornar mais focados e equilibrados. O desenho também é uma habilidade que pode ser ensinada a qualquer pessoa.
“Algumas pessoas pensam que o desenho é apenas para crianças e jovens. É mais do que isso. É para todos” – Li Donggang, cartoonista profissional. Os benefícios do desenho são:
#1. Criatividade
“O desenho é um tipo de atividade física que ajuda a liberar o lado criativo de nossos cérebros. Quando temos boa postura e equilíbrio, somos mais criativos do que quando temos má postura e equilíbrio.
Quando queremos aprender algo novo, precisamos imaginar. Quando estamos entediados, precisamos imaginar mais. O desenho nos dá uma chance de praticar a criatividade”.
#2. Oportunidade
“Passo os primeiros 5 minutos de minha sessão de desenho pensando em como vou expressar meus pensamentos em 10 minutos”. Eu desenho assim. Não tento ser muito específico no meu desenho. Não quero analisar as coisas em demasia. Às vezes cometo o erro de pensar demais quando estou desenhando. Penso demais em como fazer o desenho parecer bom e acabo desenhando mais do que eu pretendia. Isso é um erro.
“Quando você desenha muito, não terá tempo para pensar em como vai expressar seus pensamentos”. Os desenhos sairão naturalmente.
Quando estou praticando minhas habilidades de desenho, eu não começo desenhando algo específico em mente. Normalmente começo com uma figura. Desenho apenas uma forma durante os primeiros 15 minutos e depois continuo a desenhar. Eventualmente, fico realmente familiarizado com a forma e com as proporções da forma. Depois, ao desenhar, encontro novas formas que ainda não tinha pensado.
Vejo minha forma atual como uma espécie de paleta para explorar possibilidades. Acho que isso é uma chave para desenhar. Você sempre tem que pensar no que quer expressar, mas também precisa manter a mente aberta e encontrar novas formas à medida que está desenhando. É assim que eu faço a minha prática de desenho”.
#3. Foco
“Na arte, quanto maior for o desafio, maior será a recompensa”. Muitas vezes, quando estamos estudando para um exame, ficamos intimidados com as perguntas. Mas então, quando o exame termina e olhamos para trás, percebemos que estudar para o exame não foi tão difícil quanto pensávamos que ia ser. Se tivéssemos feito o exame em nosso estado normal de espírito, teríamos reprovado.
Os exames são fáceis quando se está sob pressão. É por isso que algumas das pessoas mais criativas estão realmente estressadas. É assim que se obtém esses ótimos resultados quando se está sob pressão. Quando você está estressado, você fica com a mente muito clara. É quase como se sua mente estivesse cheia de respostas. Quando você está cheio de respostas, as perguntas ficam cada vez menos relevantes. É assim que você faz um grande esforço para produzir um grande trabalho. É isso que quero dizer quando falo em focar no grande quadro e não ficar sobrecarregado com coisas pequenas”.
#4. Identidade
“O colorir é uma habilidade. Ele o ajuda a criar uma identidade. Quando você está colorindo, você está se definindo.
Quando você está criando um desenho, ou você é o artista ou o mundo ao seu redor. Você cria um mundo, e o mundo não precisa ser um bom mundo. Imagine um casal caminhando ao lado de um lago. O cara está admirando a beleza da natureza e falando sobre ela. A garota, por outro lado, está olhando para seu telefone e pensando no último meme que viu.
Você cria um mundo e o mundo não precisa ser um mundo bom. Imagine só um casal caminhando ao lado de um lago. O rapaz está admirando a beleza da natureza e falando sobre ela. A garota, por outro lado, está olhando para seu telefone e pensando na última meme que ela viu. Isso não é verdade para todos. Imagine a situação em que eu estou quando estou desenhando.
Quando estou colorindo, eu sou o mundo ao meu redor. Todo o lixo que está ao meu redor no mundo não existe para mim. Eu não estou tentando falar sobre o lixo ou apontar seu lado ruim. Não o julgo, não tenho uma opinião sobre ele. Mas quando estou colorindo, estou fazendo algo bonito. É quando posso me comunicar com o mundo e com as pessoas ao meu redor. É quando eu posso ver o mundo como ele deve ser visto. É quando eu posso reconhecer e apreciar a beleza ao meu redor.