Skip to content

Perspectiva Com Dois Pontos de Fuga

perspectiva com dois pontos de fuga

Perspectiva com dois pontos de fuga é um assunto que representa a formação de qualquer desenhista. O que torna os desenhos ainda mais fantásticos é que eles possuem tantos ângulos, que colocá-los no papel é um verdadeiro desafio para um iniciante.

Então, para ajudar a entender como a perspectiva com 2 pontos de fuga funciona, você precisa entender primeiramente o conceito que a antecede: a perspectiva de um ponto de fuga. Caso ainda não tenha visto, é recomendado que leia o artigo que fale sobre isso.

Caso tenha visto, nesse artigo você vai aprenderá o segundo método de desenho por meio de instruções simples passo a passo. Com isso, você desenvolverá habilidades para desenhar objetos com maior qualidade e precisão.

O que é Perspectiva com Dois Pontos de Fuga?

Perspectiva Com Dois Pontos de Fuga exemplos
Exemplo de Perspectiva de 2 pontos de fuga

A definição da perspectiva com dois pontos de fuga significa uma forma sistemática de perspectiva linear que desenha objetos que possam ser dispostos geometricamente, em forma de grade.

Este método de desenho é definido por 2 pontos de fuga (vanishing points em inglês) que representam 2 pontos de convergência de linhas de apoio, inseridas em uma linha do horizonte (horizontal line, em inglês). Todos os objetos que são dispostos perpendicularmente ou paralelamente um ao outro terão lados desenhados que convergem em cada ponto de fuga.

Quando desenhamos, estamos a desenhar sobre objetos bidimensionais. Inevitavelmente, você irá incrementar realismo aos seus desenhos – uma forma de o conseguir é criar uma ilusão de um espaço tridimensional.

Como Surgiu a Perspectiva de 2 Pontos de Fuga

Perspectiva Com Dois Pontos de Fuga - sala
Fonte: SkillShare

A perspectiva de 2 pontos de fuga faz parte da perspectiva linear, sendo concebida por volta de 1415 pelo arquiteto renascentista italiano Filippo Brunelleschi e posteriormente documentada pelo arquiteto e escritor Leon Battista Alberti em 1435 (Della Pittura).

A perspectiva linear era provavelmente evidente para os artistas e arquitetos nos antigos períodos grego e romano, mas não existem registros dessa época, pelo que a prática se perdeu até ao século XV.

O sistema criado por Filippo influenciou pinturas dos mais diversos artistas da época quanto profissionais modernos que se inspiram nas suas obras revolucionárias.

Características da Perspectiva com Dois Pontos

Aprender a perspectiva cônica com dois pontos de fuga é uma das habilidades mais inteligentes que se pode fazer como artista. Como resultado, você será capaz de identificar corretamente os ângulos que os lados dos objetos fazem e desenhá-los com precisão.

A diferença entre a perspectiva de um ponto e de dois pontos é o número de pontos de fuga. A perspectiva de um ponto tem apenas um ponto de fuga e a perspectiva de dois pontos tem dois pontos de fuga.

Perspectiva Com Dois Pontos de Fuga - estrada
1 ponto de fuga
Perspectiva Com Dois Pontos de Fuga - imagens
2 pontos de fuga

O ponto de fuga é o lugar onde as linhas paralelas convergem. Na figura acima, você pode ver como as linhas paralelas da estrada recuam e se fundem visualmente para criar um único ponto de fuga no horizonte. Uma cena pode ter um número ilimitado de pontos de fuga.

Com perspectiva de dois pontos, essas linhas verticais permanecem retas para cima e para baixo perpendiculares à placa de solo.

Perspectiva com Dois Pontos Passo a Passo

Perspectiva Com Dois Pontos de Fuga - animado

Para aprender o básico sobre como fazer a perspectiva com 2 pontos de fuga interiores, vamos desenhar uma caixa simples. Parece difícil, mas vai achar surpreendentemente fácil de desenhar.

Tenha em mente que as verticais ficam retas para cima e para baixo, enquanto os lados esquerdo e direito ficam menores em direção a um ponto de fuga.

#1 – Desenhe a Linha Horizontal e os Dois Pontos de Fuga

perspectiva com dois pontos de fuga - passo1

Os pontos em vermelho representam os pontos de fuga. É a partir deles em que as linhas se encontrarão. Essa imagem será o resumo de qualquer desenho daqui em diante.

#2 – Desenhe uma Linha Vertical

perspectiva com dois pontos de fuga - passo2

Faça uma linha vertical em algum lugar da sua página entre os dois pontos de fuga e abaixo da linha do horizonte.

#3 – Ligue os Pontos de Fuga com a Base da Linha Vertical

perspectiva com dois pontos de fuga - passo3

Agora use sua régua para desenhar linhas desde os pontos de fuga até sua linha vertical.

#4 – Ligue os Pontos de Fuga com a Topo da Linha Vertical

perspectiva com dois pontos de fuga - passo4

Repita o passo anterior só que agora você ligará o topo da linha vertical com os pontos de fuga. Agora você tem linhas de cada ponto de fuga até o topo e o fundo da sua linha vertical.

#5 – Defina o Tamanho da Caixa

perspectiva com dois pontos de fuga - passo5

Agora, desenhe mais duas linhas verticais para definir o tamanho da sua caixa.

#6 – Ligue as Novas Linhas Verticais aos Ponto de Fuga

perspectiva com dois pontos de fuga - passo6

Continue a fazer linhas (em vermelho) vindas dos pontos de fuga para tocar nos topos e fundos das novas linhas verticais (em azul).

#7 – Quase lá

perspectiva com dois pontos de fuga - passo7

Você pode ver na figura acima as novas linhas (vermelhas) que se estendem desde os pontos de fuga até os topos e fundos de nossas novas linhas verticais (azuis).

Depois dessas quatro linhas terem sido desenhadas, haverá uma nova intersecção onde o canto de trás da sua caixa será como uma linha vertical verde na imagem acima.

#8 – Retire as Linhas de Apoio

perspectiva com dois pontos de fuga - passo8

Parece muito confuso, então comece a limpar as linhas de apoio em torno de sua caixa com sua borracha.

Desenhos de Perspectiva de 2 Pontos de Fuga

Após ter compreendido os fundamentos da perspectiva, vamos ver alguns desenhos de perspectiva com dois pontos de fuga.

perspectiva com dois pontos de fuga - casa
perspectiva com dois pontos de fuga – casa
perspectiva com dois pontos de fuga - rua
Perspectiva de 2 pontos de fuga – rua
perspectiva com dois pontos de fuga - cadeira
Perspectiva de 2 pontos de uma cadeira

Veja que são inúmeros exemplos de desenhos de perspectiva com dois pontos de fuga que você pode fazer. A sua imaginação é o limite!

Tudo sobre Perspectiva com Dois Pontos de Fuga Explicada

perspectiva com dois pontos de fuga - fim
Tudo sobre Perspectiva com 2 Pontos de Fuga Explicada

Não posso enfatizar o suficiente a importância do desenho em perspectiva com dois pontos de fuga. Quando se conhecem as regras básicas para a inserção de profundidade em um desenho de duas dimensões, o desenho torna-se muitas vezes mais fácil e divertido.

Caso tenha chegado ao final desse artigo, é porque você seguiu o passo a passo acima. Mas você realmente precisa evoluir ainda mais, pegue um lápis e uma régua, volte e realmente refaça os tutoriais com outras imagens. Praticar é o segredo.

Perspectiva com Dois Pontos de Fuga PDF

Comprometa-se com o hábito de desenhar. Mesmo que você esteja aprendendo agora, o seu conhecimento de perspectiva (vide o arquivo em pdf acima) irá ajudá-lo de maneiras que você não pode sequer imaginar!

Deixe seu comentário falando sobre a sua experiência com desenhos em perspectiva de 2 pontos.

Um grande abraço e bons desenhos!

Fontes de apoio adaptado: