Skip to content

Princípios Básicos para Desenhar

princípios básicos para desenhar

Caso seja um iniciante, você precisa saber os princípios básicos para desenhar. Eles fornecem algumas dicas e conselhos sobre como aprender a desenhar de forma certa.

Um dos melhores aspectos sobre desenho é que é uma habilidade aperfeiçoável ao longo da vida. Não importa a sua idade ou há quanto tempo pratica , o desenho continuará a trazer-lhe desafios.

Seja uma criança, adolescente ou adulto, desenhar traz clareza e autoconhecimento para seus protagonistas. Através de muita tentativa e erro, deixo alguns princípios que aprendi.

Princípios Básicos para Desenhar Passo a Passo

princípios básicos para desenhar passo a passo

Para evoluir, é importante conhecer alguns princípios básicos para aprender a desenhar. Como todo iniciante, você contará com toda a ajuda necessária. Entretanto, você terá que fazer a sua parte: paciência, imaginação e prática são pré-requisitos.

Na sua trajetória, algumas diretrizes serão úteis como essas abaixo.

#1- Os Princípios Básicos para Aprender a Desenhar Tem a Ver com Prática

princípios básicos para desenhar prática e talento

Como desenho é fácil para os talentosos, os iniciantes usam esse argumento como uma desculpa. O talento muitas vezes atrapalha. Existem artistas talentosos ficarem estagnados e nunca progredirem porque confiam muito no seu talento.

Algumas pessoas talentosas quando confrontadas com a necessidade de melhorar suas habilidades, param quando percebem dá trabalho. Eles acham que não devem TER que trabalhar nisso. Afinal, eles são talentosos.

Pior de tudo, algumas pessoas talentosas pensam que são os melhores até se depararem com outros superiores, eles simplesmente param, em vez de trabalhar para melhorar.

É aqui que uma pessoa com menos talento ou sem talento tem uma vantagem. Nunca foi fácil, por isso o trabalho faz parte da experiência de desenho. Partindo do princípio de que a pessoa não tem expertise, ela começa a praticar.

#2 – Desenhar é que nem Kung-Fu

princípios básicos para desenhar artes marciais
Fonte: Youtube

Você não leu errado. Kung-fu e desenho são bastante similares.

Kung fu é um termo chinês que se refere a qualquer estudo, aprendizagem ou prática que requer paciência, energia e tempo para completar. Além disso, é muitas vezes usado no Ocidente para se referir às artes marciais chinesas.

Esta definição acima faz sentido. Kung Fu pode ser traduzido como trabalho duro. Isto significa que qualquer habilidade que requer trabalho para melhorá-la pode ser rotulada de Kung Fu.

Você pode aprender todos os princípios do desenho muito facilmente. No entanto, para se tornar bom nisso, você precisa praticá-los. Assim como você fez quando aprendeu a escrever.

#3 – Desenhar é Condicionar-se

Condicionamento é a primeiro traço ao aprender uma arte marcial. Você prepara seu corpo lentamente para aprender as habilidades necessárias.

Não é diferente quando se aprende a desenhar. Você condiciona seu braço, pulsos, mãos e dedos para fazer o que você quer. Isso resulta em coordenação motora e visual.

Um mestre de Kung Fu não te ensina os movimentos mais complexos logo de cara. Ele ajuda você a aprendê-los em pequenos passos digeríveis para que eles se interiorizem lentamente e se tornem automáticos.

O desenho é a mesma coisa. Você pratica as pequenas coisas básicas e essas coisas lentamente se tornam parte de como você pensa.

#4 – Inspire-se nos Desenhos de Outros

princípios básicos para desenhar inspiração

Sejam simples desenhos de linha ou imagens meticulosamente detalhadas, você pode aprender muito olhando para o trabalho dos outros. Como é que eles usaram a linha e a forma? Como eles escureceram?

Muita gente que não considera que observar artes alheias é uma forma de aprendizado. Entender a perspicácia técnica e observacional que resulta do desenho,vai melhorar a sua habilidade no desenho.

#5 – O Desenho Está em Todo Lugar

princípios básicos para desenhar ao redor

O que você pode aprender copiando um desenho do Leonardo Da Vinci ou Michaelangelo? Muito.

E de fazer uma imagem a partir de outra?

Para a maioria, é mais fácil reproduzir uma imagem que já é bidimensional do que reproduzir um objeto, pessoa ou ambiente. Quando estiver a trabalhar a partir de fotografias, olhe para as extremidades, formas e ângulos.

Caso busque algo mais real, escolha objetos simples: tente desenhar pessoas e animais. Quem sabe até seus móveis?!

Você gosta de café? Desenhe sua XÍCARA. Quer outra? Desenha a sua MÃO.

Mãos e pés são as partes mais complexas da sua anatomia e são temas de fácil acesso. Se conseguir dominá-los, conseguirá desenhar qualquer coisa.

Entendeu o que quero dizer? Qualquer coisa é desenhável!

#6 – Tenha um Caderno de Rascunhos

princípios básicos para desenhar caderno de rascunhos

Mantenha-o com você, abra-o e trabalhe para preenchê-lo. Ele servirá como um lembrete para pegar seu lápis ou caneta e fazer algum desenho.

A inspiração chega a qualquer momento e você pode não estar preparado. Portanto, leve um caderno de esboço e comece a traçar, não importando onde estiver.

#7 – Seja Verdadeiro

Esta é a parte mais difícil, porque se você quer melhorar em qualquer coisa, você DEVE decidir. Você precisa se comprometer e até mesmo agendar um horário em sua semana ou em seu dia para continuar desenhando. A fim de se tornar melhor, você precisa fazer um hábito.

Eu acho que também é importante entender por que você deseja ou precisa desenhar.

  • É para relaxar?
  • É para trabalho?
  • É para sentir prazer?
  • É por hobby?
  • É por motivos terapêuticos?
  • É para descobrir-se?

Acho que desenhar é algo importante para muitos. À medida que entendo a objeto à medida que a desenho, consigo perceber como foi formado e porquê. Isso leva a maiores percepções.

#8 – Desenho é pelo Menos 50% Observação

princípios básicos para desenhar observação

Desenhar é ver. Você já tirou uma foto de alguma coisa sem apontar a câmera para ela? Claro que não.

No entanto, muitos pensam que conseguem desenhar bem sem olhar para um objeto. Depois reclamam que seus desenhos não são representativos. Você deve olhar para desenhar.

O desenho é pelo menos 50% de observação

Olhe bastante para os objetos. Sugiro que você passe metade do seu tempo olhando. Se quiser desenhar um elefante, então olhe para um elefante. Compreenda porque é que você o vê para depois desenhá-lo. Quando você desenha, olhe para o seu objeto. As respostas estarão lá.

#9 – Valorize as Formas Básicas

princípios básicos para desenhar formas básicas

Tudo no mundo pode ser simplificado em formas básicas. Quando você estiver estudando o assunto, tente escolher as formas básicas que compõem a forma geral.

Normalmente, essas formas são muito fáceis de desenhar. Desenha as formas e depois desenha os contornos.

#10 – Mantenha-se Consistente com o Seu Estilo

princípios básicos para desenhar estilo

Certifique-se de que comece e termine os seus desenhos com o mesmo estilo. Se você começar o seu desenho solto, mantenha-o assim. Se o seu desenho começar apertado e preciso, termine assim.

Garanta que o desenho pareça como o do artista que desenhou. Isso garantirá que o seu desenho seja unificado e harmonioso.

#11 – Solte-se

O desenho não tem de ser rígido. Na verdade, não deveria ser. Por exemplo, quando tenta definir o contorno de um objeto, desenhe várias linhas leves. Tem mais hipóteses de “encontrar” a linha certa quando desenha várias delas.

Tente segurar o lápis de forma diferente da forma como o segura quando escreve. Desenhe com o ombro em vez do pulso movendo o braço inteiro quando fizer uma marca.

#12 – Prática, Prática, Prática, e depois – Mais Prática

princípios básicos para desenhar constância

Redundante, não é?

Esta é a melhor dica que existe. Você deve praticar. Isto é verdade para qualquer habilidade. Mantenha um caderno de esboços e desenhe literalmente tudo o que você vê. Desenhe todos os dias.

Quando você não consegue desenhar, olhe para os objetos e imagine como você iria desenhá-los. Que formas existem? Que valores existem? Onde está a fonte de luz? Que meio utilizaria?

Princípios Básicos do Desenho Explicados

Como um iniciante, você quer desenhar logo. E para tal, seguir princípios básicos para desenhar o levará longe.

Não se preocupe se não conseguir absorver todos de primeira. Conforme você trilha a jornada do desenhista, mais experiente você fica.

Espero que tenham gostado. Um grande abraço e bons desenhos!

Versão do artigo em PDF.

Principios basicos para desenhar from Felipe Cardoso

Fontes de apoio adaptado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + um =