Skip to content

Por que Desenhar Faz Bem?

por que desenhar faz bem

Já se perguntou por que desenhar faz bem?

Eu sei que pra muitos que começam, dar seus primeiros traços é um desafio e tanto. Imagina os desafios: acreditar que é possível e e ainda persistir em uma habilidade que o cidadão nem faz ideia se irá para frente. Não demora muito e já busca pelo melhor material de desenho para iniciantes, como se esse fosse o verdadeiro problema.

Passada essas aparentes dificuldades, o que você ganhará no final são benefícios que o levarão para a vida toda, mesmo que amanhã você pare de desenhar (embora eu não aconselhe). Desenhar é fundamental tanto para crianças quanto para adultos que buscam melhorar a capacidade cognitiva de organizar seus pensamentos no papel quanto transpor sua imaginação.

Acompanhe esse artigo e veja com mais detalhes os benefícios que você teria.

Por que Desenhar Faz Bem

por que desenhar faz bem

Desenhar faz tão bem que muitos subestimam os retornos visíveis e invisíveis do que um papel e alguns lápis ou canetas geram. Durante muito tempo, o desenho foi considerado como um espaço para talentosos. No entanto, desenhar é mais do que rabiscar no pedaço de papel. O desenhar é aprender a organizar a arte de pensar.

É uma forma de expressar suas emoções e dar sentido aos momentos de suas vidas. Há uma série de benefícios que vêm com o desenho e a seguir mencionarei as mais importantes

1 – Melhoria da Criatividade

O desenho é um dos melhores exercícios de imaginação. Você cria imagens vívidas de sonhos, casas, pessoas e lugares. O desenho possui o incrível poder de expor suas emoções mais profundas, desempenhando um papel benéfico no desenvolvimento do seu cérebro.

Para as pessoas com veia artística,o desenho seria uma forma saudável de melhorar as competências criativas. Por outro lado, as pessoas mais analíticas podem também estimular a sua criatividade e melhorá-la.

Conhecendo estes fatores, o desenho é altamente recomendado para as crianças em desenvolvimento, estando mais preparadas para o trabalho acadêmico e para transmitir as suas ideias aos seus colegas.

2 – Memória Desenvolvida

Por outro lado, os benefícios para a saúde do desenho também são usufruídos por aqueles que sofrem de doenças como Alzheimer. Embora possam ter problemas de memória, permitir que se dediquem ao desenho pode ajudar a melhorar as suas capacidades cognitivas.

Como eles aguçam suas mentes através da imaginação e pensamento, eles podem experimentar condições menos complicadas de suas doenças, desfrutando de um monte de atividades em suas vidas.

3 – Melhoria da Comunicação

Outro ponto da longa lista de benefícios para a saúde do desenho envolveria a oportunidade de melhorar a comunicação com outras pessoas.

Como a arte envolve expressar seus pensamentos e sentimentos interiores, ele pode projetar todas essas emoções indescritíveis através dos desenhos. Ao usar a arte para se libertar dos bloqueios internos, os indivíduos superam suas fraquezas, tais como a timidez, o autismo e outras deficiências.

Além disso, o desenho é um processo contínuo. Estes indivíduos melhoram o seu fluxo de pensamento à medida que criam. Estes podem ser muito úteis para os seus esforços futuros.

4 – Melhora nas Tomadas de Decisões

Além desses benefícios, as pessoas se surpreenderiam que o desenho também instiga o desenvolvimento do pensamento crítico e da resolução de problemas. Na verdade, o desenho permite a percepção de mais de uma solução para o mesmo problema. À medida que descobrem o que o desenho produz, desenvolvem a arte de pensar fora da caixa.

O desenho ampliaria suas perspectivas em várias situações. Com efeito, eles seriam capazes de abordar várias tarefas de uma forma criativa e muito eficaz.

5 – Aumento do Relaxamento

Talvez os principais benefícios para a saúde do desenho envolva os aspectos emocionais dos indivíduos. Por exemplo, muitas pessoas usam a arte para aliviar o estresse.

Como as pressões da vida são cansativas, os indivíduos têm desenhado para relaxar das exigências da vida. Eles são capazes de libertar-se do estresse acumulado na forma de cor e desenho. Como eles temporariamente saem do mundo dos medos e preocupações, eles se divertem.

Libertar o stress é benéfico para reduzir o risco de outras doenças fisiológicas.

6 – Aumento da Positividade

Além disso, a criação artística obviamente diminuiria as emoções negativas internas, sendo substituído pelos pensamentos e sentimentos positivos. Naturalmente, como alguém desenvolve suas habilidades no desenho, estes produziriam resultados muito bons. Assim, isso pode fazer com que um indivíduo se sinta bem sobre suas capacidades.

Através destes benefícios de saúde, um indivíduo desenvolve otimismo e se sente mais feliz. Com o corpo e a mente relaxados, há o melhor funcionamento de ambos.

7 – Aumento da Inteligência Emocional

Dados estes vários benefícios para a saúde, esta atividade aumenta a inteligência emocional de um indivíduo. Ao permitir que as emoções fluam através da arte, é possível criar uma melhor compreensão dos seus diferentes sentimentos, como alegria, paz, amor e felicidade.

Através das melhorias em sua personalidade e estabilidade emocional, o desenho não beneficia um único indivíduo, mas até pessoas ao seu redor. Como o indivíduo seria capaz de responder às emoções sentidas pelos outros, essas pessoas também compartilham os efeitos positivos.

O indivíduo que se envolve em fazer tal arte ilumina os dias de outros e ajuda-os a lidar com as dificuldades. Estando no controle de suas emoções, ele seria um excelente companheiro para as pessoas com quem ele interage.

Conclusão: Desenhar Faz Bem

desenhar faz bem

Tendo em conta os vários benefícios para a saúde, é evidente que estas atividades são úteis para promover o bem-estar de um indivíduo. Além de melhorar as capacidades mentais e emocionais, um indivíduo desfruta de habilidades sensoriais e motoras acima da média através do desenho. Como qualquer um pode se envolver no desenho, essa atividade é recomendável.

Conhecendo as dificuldades que são oferecidas pela vida, seria bom, ocasionalmente, tirar algum tempo fora e desenhar. Assim, não é nenhuma surpresa que tais atividades tenham sido amadas por milhões de pessoas em todo o mundo ao longo dos anos.