Skip to content

Tudo Sobre Papel para Desenho

Tudo o que precisamos para desenhar é um lápis e um pedaço de papel para desenho, certo?

Bem, não é tão simples quanto parece!

Em artigos anteriores, menciono algumas materiais de complemento como o lápis. Caso queria saber tudo sobre o lápis para desenho, não deixe de conferir.

Para iniciantes, um papel comum é o que você compraria na hora de começar. Entretanto, e se você quiser sair daquele típico A4?

Na hora de comprar, você está na frente dos corredores de uma papelaria pensando ” Qual que eu levo?”.

No final desse artigo, você saberá tudo que precisa para decidir e escolher o papel mais adequado.

Características do Papel para Desenho

Características dos Papéis

E se eu lhe dissesse que existem inúmeras características que compõem um papel para desenho?

Você achou que papel era somente aquele retangulado branco fininho?

Os papéis são feitos com mistura de fibras vegetais e água sob o formato de folhas ou rolos. Tal material é feito para escrever, desenhar, imprimir ou embalar, por exemplo.

Ademais, elas possuem características visíveis, como o tamanho, a espessura, a gramatura, a opacidade, a cor e os níveis de brancura, e invisíveis, como os tipos de fibra, o PH, a colagem e a umidade.

As Características Visíveis

características

Os papéis possuem características complexas, desde o tamanho até o tipo de cor. Assim sendo, eles permite um crescente aplicabilidades. Segue abaixo os tipos de traços visíveis mais comuns.

1)Tamanho do Papel

O tamanho do papel é dependente do tipo de série (indo de A até C) e da numeração (número 1 até 5) definido pela ISO 216. As dimensões (altura e largura) são em polegadas e milímetros.

dimensões

Para obter os tamanhos em centímetros, divida os valores de milímetros por 10 e os valores de polegada por 12.

2) Espessura x Gramatura

É comum a confusão sobre “gramatura” e “espessura” do papel, mas não tema.

Gramatura diz respeito ao peso medido em gramas dividido sobre o metro quadrado (g/m²). Essa especificação influencia fortemente nos custos e na qualidade do traço desenhado. Quanto maior o peso, mais resistente é o papel.

Espessura diz respeito à distância entre uma face e outra do papel. Assim, como a gramatura, a espessura influencia na rigidez, porosidade e densidade do traço.

3) Textura e Aparência

textura

Quanto à textura, podemos encontrar os seguintes:

  • Liso (papel Sulfite e Layout) – 30g/m² até 240g/m²;
  • Rugosos (papel Fabriano e Acqua);
  • Semirrugosos (papel Canson, Debret e Ingres);
  • Cartonados (mais rígido) – 420 mm x 600 mm;
  • Texturizado (papel linho, vergê e feijão);
  • Coloridos.

Cada tipo de papel assume uma textura que lhe é particular. As vezes, papéis de mesma gramatura e espessura podem ter texturas diferenciadas.

As Características Invisíveis

características invisíveis

Os tipos de papel para desenho assumem também condições não visíveis a olho nu e que impactam a qualidade do desenho final. Segue abaixo alguns traços invisíveis.

1) Colagem

A colagem representa a resistência do papel quando em contato com líquidos. A colagem mais importante é de massa, evitando que a água seja absorvida rapidamente.

Um desenho sobre o papel colado faz com que a tinta se dissolva aos poucos, mantendo a vivacidade do desenho

2) PH e Umidade

O ph representa o grau de acidez ou alcalinidade. Indo de 0 a 14, os papéis mais encontrados são ácidos (PH menor do que 7, sendo 7 o neutro), impactando no amarelamento e no processo de decomposição. O recomendado para papéis seriam os neutros, pois aumenta a vida útil da obra artística.

A umidade é a quantidade de água existente no papel. Devido ao contato com o meio ambiente (umidade entre 45-60%), o papel possui certa umidade.

Quais os Tipos de Papel para Desenho Profissional?

Tipos de Papel para Desenho Profissional

Os artistas têm muitas opções, mas qual deles escolher? É uma pergunta comum, especialmente para os novatos. Vamos explorar os tipos de papéis mais usados para os desenhos.

O que é Papel Canson?

papel canson

A Canso confecciona os mais diversos tipos de papéis para desenhar, possuindo padrões rígidos de qualidade e voltados para artistas profissionais e aspirantes do desenho. Os tipos mais comuns são:

  • Blocos de Papel Vegetal
  • Bloco Marquer – para marcadores
  • Blocos de Pintura – uso em pinturas de diversas tintas
  • Papel Vergê
  • Papel Sulfite
  • Papel Microtelê

O recomendado para sombreamento e para desenhos realistas seria o Papel Canson C e grain (180-224 g/m2 ) e a Canson Desenho Escolar de 140g/m2 por serem baratos e acessíveis.

Papel Sulfite

Conhecido como papel ofício ou A4, ele é usado em rascunhos. Para iniciantes, o sulfite é o mais indicado dentre os tipos de papel de desenho.

De cor branca, lisa e de gramatura leve (75-90 g/m2 ), é um papel fino, barato e acessível a qualquer pessoa, não importando o orçamento pessoal. Por outro lado, a sua leveza compromete a aderência e o uso do esfuminhor, o que dificulta a inserção de tons mais escuros.

não aderindo ao papel , deixando uma camada superficial de grafite. Pode acabar borrando o desenho e dificultando o acesso a tons escuros.

Papel Lana Bristol

O papel Lana Bristol é um papel branco com leves tons azulados, de boa adesão do grafite e de excelente maciez e textura acetinada.

O Papel Lana possui superfície lisa, facilitando o uso de técnicas que exijam precisão nos traços e linhas, sem contar que é livre de acidez e resistente ao envelhecimento. Apesar da alta qualidade, esse papel dificulta o sombreamento ao deixar marcas e manchas. Indicado para desenhistas experientes.

Recomenda-se: Lana Bristol de 250g/m2

Papel Nostalgie

papel nostalgie

O papel Nostalgie possui superfície lisa, o que facilita a aderência do grafite. De gramatura girando em torno de 190g/m2 e de tonalidade quente e amarelado, ele é indicado para desenhos realistas.

Outra vantagem é que o papel Nostalgie é de fácil adaptação ao peso da mão, ao esfumar e ao sombreamento. Você o encontra do tamanho A1 até A5 em blocos e é de melhor custo benefício do mercado.

Papel de Desenho é uma Decisão Individual

conclusão

Chegamos ao fim! Entenda que para cada papel de desenho facilita ou atrapalha o desenhista iniciante ou profissional.

O importante é não deixar de desenhar. Tudo é uma questão de adaptação.

Caso queira elevar seus desenhos a patamares nunca antes vistos, venha para o nosso Curso de Desenhos Realistas para Iniciantes, onde você aprenderá o essencial para desenhar melhor.

Um grande abraço e bons desenhos!