Skip to content

Dom para Desenhar

dom para desenhar

Será que existe esse tal de dom pra desenhar? Não é uma pergunta trivial, afinal de contas. Ainda mais quando observo perguntas como essa abaixo.

Qualquer um pode aprender de verdade?

Essa é a dúvida que paira na cabeça de muitos que entram no mundo das artes criativas. Apesar de ser legítimo, devemos abordar o assunto com cautela.

Por isso, antes de responder se ter o dom de desenhar é relevante, abordarei nesse artigo sua definição e como ele impacta no desenvolvimento da habilidade em desenhar.

O que é um Dom?

o que é dom
Imagem de StockSnap por Pixabay

O que é um dom? Muito se fala, mas pouco se entende. De acordo com o Site Brasileiro de Língua Portuguesa Michaelis, dom significa…

1) Aquilo que foi objeto de doação; dádiva, donativo, presente.
2) Benefício, benesse ou dádiva concedida pela natureza; bem, bênção, graça: A chuva tem sido um dom para esses refugiados.
3) Bem de que se desfruta, considerado uma concessão da Providência.
4) Bem espiritual que se considera como oferecido por Deus; bênção, graça, mercê: A fé é um dom de Deus.
5) Qualidade especial ou habilidade inata para fazer algo; aptidão, habilidade, talento: dom de escrever, dom para matemática.
6) Característica que diferencia um indivíduo dos demais; dote, mérito: Dons que engrandecem certos professores.
7) Qualidade natural de realizar algo desabonador, inconveniente; negativo; condão, poder: dom de estragar festas. Ela tem o dom de incompatibilizar-se com quaisquer vizinhos.

A palavra é derivada do latim (donu), significando a facilidade ou a menor dificuldade de algumas pessoas em exercer determinada tarefa em relação à média ou p traço recebido por uma entidade divina.

Como exemplo, podemos citar Pelé, Leonardo da Vinci ou Mozart. Para situações cotidianas, crianças com exímia aptidão para tocar instrumentos ou falar diversas línguas estrangeiras.

Como você pode ver, o dom para desenhar existe e influencia na interpretação da realidade e, consequentemente, na forma de enxergar o desenho. Todavia, não se desespere.

Então se Existe Dom de Desenhar, Eu Devo Parar de Vez?

dom para desenhar

De forma alguma!

Aprender a desenhar não é dependente de magia ou toque divino. Para desenvolver essa área é necessário vontade de aprender, paixão e prática constante.

Sim, alguns indivíduos terão mais facilidade (o tal do dom) do que outros, impactando na trajetória pessoal ou profissional.

O problema é que quando nos defrontamos com desenhos incríveis de serem feitos de forma fácil, recorremos ao “esse cara tem o dom de desenhar”. Por tal forma de pensar, muitos nem sequer começam.

Portanto, entenda que não precisa ter dom para desenhar, sendo este aprendido!

Sou uma pessoa que admira quem desenha, por superar os barreiras racionais e por colocar no papel a sua imaginação fértil. Abandonar o caminho mais fácil e se dedicar a evoluir é admirável

Qualquer Pessoa Pode Desenhar

qualquer pessoa pode desenhar

“Qualquer pessoa pode desenhar”

Essa é a frase que eu acredito. Por meio dela, você acredita mais em si e desenvolve não só a sua habilidade, mas a sua inteligência emocional ao persistir, resolver obstáculos e ser merecedor do que faz.

Quantas pessoas desistem cedo por escutarem que não são capazes. Levo comigo que palavras engrandecem ou amaldiçoam. Muitos começam, porém são sabotados por pessoas mais próximas como parentes e amigos.

A diferença entre continuar e parar está, em muitos casos, do ambiente em que estamos inseridos. Se você se convencer que não “leva jeito pra coisa” só porque alguém falou, lembre-se de que a limitação é dela e não sua. A visão de mundo dos derrotados é limitada por crenças e achismos, sem respaldo real.

Gente que Desenha Conhece os Três Ingredientes do Desenho

gente que desenha

Entender gente que desenha possui vontade, dedicação e comprometimento com seus objetivos. Ao copiá-los, você muda completamente a forma de ver o mundo.

Isso acontece com diversos profissionais nas mais diversas áreas. Todos eles tinham essas qualidades, aprendidas ao longo dos anos. Ademais, os mesmos leram inúmeros livros, participaram de palestras, foram auxiliados por mentores.

Agora que você percebeu que o que importa é dedicar-se, vá atrás do que você quer experimentar e não olhe para trás ou não dê ouvidos a quem não quer seu bem.

Quem Sabe Desenhar Confia em Si

quem sabe desenhar

Quem sabe desenhar reconhece que desenho é a base do autoconhecimento, por isso é preciso ter muito cuidado ao cultivar certos pensamentos sobre si. Fazer isso é um baita recurso em seu desenvolvimento pessoal.

Com pensamentos de confiança adequados, você colhe frutos para o restante de sua jornada. Em seu desenvolvimento criativo, você estabelecerá hábitos deliberados em sua rotina de desenho que fomentam o crescimento artístico e pessoal.

Ao estimular a confiança, você:

  • Melhora o caráter;
  • Organiza pensamentos positivos;
  • Desenvolve habilidades criativas;
  • Rejuvenesce os seus interesses;
  • Remove pessoas tóxicas

Observe que profissionais não se questionam sobre suas habilidades. Eles simplesmente desenham com gratidão e com gosto.

Conclusão: Não é Preciso Ter Dom para Desenhar

pratique sem dom

A pessoa pode ter, sim, um dom pois recebemos habilidades distintas, o que nos faz diferentes. Entretanto, o suor e a prática é algo a se feito se quiser aprender como desenhar bem.

Não use o dom como desculpa para não experimentar as atividades que você tem curiosidade de conhecer. Não existe opinião melhor do que alguém dizendo que desenhamos bem, mesmo sabendo que não foi fácil chegar no resultado pretendido.

Na vida, tudo é possível com perseverança e certa humildade de aprender sempre mais.

Deixe nos comentários a sua opinião sobre você acreditar ou não sobre dom. Um grande abraço e bons desenhos!