Skip to content

Por Que Você Tem Dificuldade para Desenhar

dificuldade para desenhar

Já parou para se perguntar por que você tem dificuldade para desenhar?

Em alguns momentos você acredita que só desenha quem tem talento ou dom. Por isso, você se frustra por não dar certo tão rápido ou pelas primeiras dificuldades que apareceram em seu caminho.

O que o paralisa talvez sejam as poucas experiências oriundo da trajetória. Somos ignorantes e custamos aprender com nossos erros (isso quando conseguimos identificá-los). Confira nesse artigo quais são as principais dificuldades de desenhar que alguém começa.

Dificuldade para Desenhar: Os Motivos Principais

dificuldades para desenhar bem

Dificuldades são comuns de quem desenha. Não tem como evitá-los completamente, não importa quantos artigos ou conselhos sobre como evitar os erros você tenha lido ultimamente. Acho que chega a ser prejudicial, porque você fica com medo de errar impedindo o seu avanço.

Isso não só vale para o desenho mas para tarefas que exercemos ao longo da nossa vida. Nossa vida é assim, você errará e acertará. Entretanto, só erra quem age, concorda?

Caso erremos, precisamos saber quais são! Veja a seguir quais são os mais recorrentes.

Você se Compara Demais

dificuldade de desenhar

Há quem começa e já quer fazer comparações com desenhos alheios. Não conheço um caso sequer em que isso tenha trazido bons frutos para o iniciante.

Mal tem um mês de desenho e ficar decepcionado quando a sua obra não é igual a do seu amigo…..que tem ANOS de prática. Ou pior, você escuta a história de alguém que começou a desenhar tem meses e já trabalha profissionalmente.

Veja bem: casos acima são exceções à regra, além de você não conhecer a complexidade da história do outro. E se eu lhe dissesse que seus pais desenhistas o influenciaram desde cedo a desenhar?

Não adianta: não compare seu desempenho com ninguém a não ser que seja para obter feedback positivo sobre o que é melhorável. Insistir é sentenciar a sua jornada à pena de morte precoce.

Você quer melhorar para si ou para agradar terceiros?

Inconsistência ao Seguir um Estilo

novo

É interessante que, ao ler uma história em quadrinhos ou assistir a um desenho animado, você se motive a desenhar da mesma forma. Veja bem, sou a favor de se inspirar em estilos para começar a desenvolver o seu. Ninguém cria novidades a partir do nada. Precisamos de um ponto de partida e buscar orientação é sempre positivo.

O problema é que quando surge os primeiros obstáculos, você se desanima e busca o próximo estilo porque acredita que é mais fácil. Esse comportamento tem nome: a Síndrome do Objeto Brilhante!

A Síndrome é definida como a atração pelo que é novo, esquecendo do aprendizado das tarefas anteriores e gerando falta de foco.

Vamos ver se eu consigo descrever seu comportamento: você começa com desenhos realistas, empolga-se e começa seus primeiros desenhos. Quando percebe que o “buraco é mais embaixo”, você perde aquela empolgação inicial e, de repente, você cogita a possibilidade de que desenhar animes é mais interessante. Você inicia com animas, vê os obstáculos e já pensa em desenhar quadrinhos.

relatos 2

Bem-vindo ao círculo vicioso!

Tenha consciência desse comportamento e corte esse impulso pelo novo. Dificuldades para desenhar surgirão independente do seu estilo ou do quão em êxtase você esteja.

Você Acha que Será Rápido (#SQN)

impaciência nos resultados

Você por acaso já leu aquelas revistas de emagrecimento, encontradas em jornaleiros, onde é prometido perder 10 quilos de gordura em 1 mês?

Assim como na saúde, há promessas de resultados rápidos seja por meio daquela técnica fantástica seja por meios não recomendáveis por profissionais.

Não tem jeito: desenhar bem demora!

Estes métodos rápidos de desenho geram maus hábitos comportamentais e emocionais, agravando as dificuldades anteriores acima citadas. Desenhar com qualidade mexe com a coordenação motora sem contar o trabalho mental de realizar mentalizações e visualizações espaciais. E nem preciso mencionar a imaginação, que sem ela você não desenha basicamente NADA.

Você se Cobra Demais (o tal do Perfeccionismo)

cobrança excessiva

Perfeição é estagnação!

Não que ser observador no que você faz seja ruim. Longe disso!

O que me refiro é quando você se cobra tanto a ponto de você não tolerar erros, esses normais em qualquer caminhar. Seja desenhando ou desempenhando uma atividade, você errará!

O problema é que as cobranças em excesso pode deixá-lo inerte ao aprendizado. Você se lamenta por não ser tão bom ou por errar “tanto”. Desenhar é praticar, sempre.

Acho que a cobrança está alinhado à criação de expectativas quanto ao resultado final. Quando maior for a expectativa, maior o autoflagelo de não ser fantástico como acreditamos que devemos ser. Não conheço o seu caso: sendo por hobby ou por profissão, você deve conter essa necessidade de cobrança em demasia. Não ajuda!

É por dinheiro que você desenha? O que faz pensar que vai dar dinheiro tão rápido? Está desempregado? Arranje um trabalho que faça do desenho sua tarefa secundária.

Dificuldades para Desenhar são Normais e Devem ser Superados

dificuldades para desenhar

Vimos ao longo do artigo as quatro principais dificuldades para desenhar que iniciantes (e avançados) cometem durante a busca por maestria. Veja que errar é comum e esperado. Todavia, quando erramos , buscar identificá-los é fundamental para não entrarmos em círculos de frustração e desistência.

Um desenhista não nasce, ele é feito. Assim vale para outras aptidões que construímos durante a nossa trajetória na Terra. Caso você realmente goste de desenhar, não se puna pelos erros ou compare resultados de quem está há mais tempo na estrada. Usar como critério avaliativo a dificuldade é romantizar a situação.

Saia disso!! Seja melhor e com alegria!

Um grande abraço e bons desenhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 3 =

Comments (2)

Sempre tive dificuldades para desenhar. Agora sei que preciso praticar mais!
Obrigado por tornar meu dia melhor!

Responder

Disponha Fabrício 🙂

Responder