Skip to content

Desenho em Perspectiva Descomplicado

desenho em perspectiva

O desenho em perspectiva está cheio de técnicas essenciais que melhorarão a forma como se faz arte.

Dentre elas, a perspectiva é um desses assuntos intrigantes, cheio de segredos surpreendentes e é absolutamente essencial na jornada do aprendiz no desenho. É este conhecimento que lhe permitirá fazer maravilhas no papel, permitindo criar desenhos melhores.

Então como a perspectiva o ajudará? E por que diabos você deveria aprendê-la?

O Que é Desenho em Perspectiva?

desenho em perspectiva o que é
Desenho em perspectiva de uma sala
Fonte: Olga Art

“Perspectiva é para a pintura o que o freio é para o cavalo ou o leme para um navio. Há três aspectos a considerar na perspectiva. O primeiro tem a ver com como o tamanho dos objetos que parece diminuir a depender da distância: o segundo, como as cores mudam quanto mais longe estão do olho; o terceiro define como os objetos devem ser finalizados com menos cautela quanto mais longe estão“.

Leonardo da Vinci

A definição do desenho de perspectiva a mão livre é usada a fim de criar a ilusão linear de profundidade. À medida que os objetos se afastam do visor, parecem diminuir de tamanho a um ritmo constante.

É o ponto inicial de qualquer bom desenhista de respeito. Sem elas, seus desenhos parecerão distorcidos da realidade. O olho de um homem tem uma forma de “pensar” admirável, o que podemos nos colocar no papel ou visualizar o mundo real na forma como o nosso cérebro o entende graças às leis geométricas.

O Que é Perspectiva na Arte?

desenho em perspectiva o que é

A perspectiva faz uma pintura parecer ter forma, distância e ser “real”. As mesmas regras de perspectiva se aplicam a todos os assuntos ligados a arte, seja paisagem seja retrato ou pintura.

Perspectiva foi desenvolvida no século XV pelos arquitetos Leon Baptista Alberti (1404-72) e Filippo Brunelleschi (1377-1446). Por 500 anos, o desenho em perspectiva é um dos princípios básicos da arte ocidental até a chegada do cubismo no início do século 20.

Desenhar em perspectiva evoluiu ao longo dos séculos, surgindo dois tipos: perspectiva linear e perspectiva atmosférica.

O Que é a Perspectiva Linear?

desenho em perspectiva o que é perspectiva linear
Fonte: Course Blogs

A perspectiva linear é um método de representar o espaço no qual a escala de um objeto diminui à medida que a distância do espectador aumenta.

Essencialmente, os objetos que estão mais distantes de nós parecem menores do que aqueles que estão próximos. A posição em que eles se encontram numa linha do horizonte (a intersecção de onde o solo encontra o céu) é chamada de ponto de fuga.

A perspectiva linear o ajuda a desenhar formas e ambientes geométricos. Como resultado, a perspectiva linear é útil em objetos arquitetônicos, interiores e objetos estáticos semelhantes a caixas. O desenho em perspectiva para iniciantes é menos útil nos retratos.

Existem 3 tipos principais de perspectiva linear:

Vou dar uma breve visão de cada tipo de perspectiva linear, porém você precisa conhecer os quatro elementos da perspectiva primeiro.

Os Quatro Elementos do Desenho em Perspectiva

desenho em perspectiva elementos

Um estudo completo sobre perspectiva requer os quatro elementos da perspectiva e aplicá-las de forma correta. Por isso, além de identificar visualmente cada, uma descrição será feita com o auxílio de figuras ilustrativas.

#1 – Linha do Horizonte (LH)

desenho em perspectiva linha do horizonte

A linha do horizonte é um termo confuso, porque quando você a ouve, tende a pensar imediatamente no “horizonte” que enxergamos na natureza. O horizonte é a linha onde a terra ou o mar encontra o céu à distância.

Quando você ouve “linha do horizonte”, ela também significa a “linha do nível dos olhos”.

A LH é uma linha imaginária usada com o objetivo de criar perspectivas precisas. À medida que você muda de posição, por exemplo, ao subir em montanhas, a linha do horizonte se move para cima.

Quando você olha para baixo ou para cima, a linha do horizonte não se move porque o nível da sua cabeça não se moveu. Isso está relacionado ao ponto de vista.

#2 – Ponto de Vista (PV)

desenho em perspectiva ponto de vista
Desenho de perspectiva ambiente interno
Fonte: Doodler Anonymous

Ponto de vista (PV) é o ponto a partir do qual você olha o cenário. Não há certo ou errado ao analisar o ponto de vista, pois é a primeira decisão que você tomada ao planejar seu desenho.

O PV costuma ser representado por uma linha vertical, formando um ângulo de 90 graus com a linha do horizonte (LH), e pode ser avaliada sobre três formas de enxergar.

desenho em perspectiva ponto de vista exemplo
Fonte: The Pruce Crafts – Veja como a depender de estar em pé ou agachado, seu ponto de vista muda!

O ponto de vista normal é como um adulto vê o mundo em pé. Esse é o ponto de vista mais usado porque é o que você está acostumado a ver e é também o mais realista.

O ponto de vista baixo é quando você está vendo de muito mais baixo do que se estivesse em pé. É o exemplo de uma pessoa sentada ou de uma criança enxergando o mundo.

O ponto de vista alto é quando você está olhando mais baixo caso esteja em uma montanha ou nos últimos andares de um prédio.

Qualquer coisa acima da linha do horizonte se inclina para baixo em sua direção, e qualquer coisa abaixo da linha do horizonte se inclina para cima em sua direção.

#3 – Linhas de Fuga (LF) ou Linhas Convergentes

desenho em perspectiva linha de fuga

Linhas de fuga, também chamadas de linhas convergentes, são linhas imaginárias usadas para criar a perspectiva precisa na pintura. É a convergência dessas linhas que geram a profundidade da perspectiva.

As LF são desenhadas nas bordas horizontais superior e inferior de um objeto, ao longo do objeto e em direção até a linha do horizonte. Na imagem acima, haveria uma linha de fuga ao longo do topo do prédio e do base do mesmo.

Se o objeto estiver abaixo da LH, suas linhas de fuga se inclinam para cima até a linha do horizonte. Se o objeto estiver acima, eles se inclinam para baixo.

Desenho em perspectiva de um quarto

Todas as linhas de fuga terminam na linha do horizonte

Se um objeto tem ou não linhas de fuga depende de como ele está posicionado em relação à linha do horizonte. Bordas de objetos paralelas à linha do horizonte não têm LF.

#4 – Ponto de Fuga (PF) ou Ponto de Convergência

desenho em perspectiva ponto de fuga
Desenho de casa em perspectiva

Um ponto de fuga, ou ponto de convergência, é o ponto na linha do horizonte para o qual as linhas de fuga convergem. É o que permite a você fazer desenhos tridimensionais.

Olhe os objetos ao seu redor. Os itens mais afastados de você parecem menores e mais próximos uns dos outros do que os objetos que estão próximos. À medida que os objetos se afastam ainda mais, tornam-se pequenos e convergem para um ponto único.

desenho em perspectiva da rua
Desenho de rua em persectiva

Outra maneira de exemplificar é ficar no meio da estrada.Veja como os lados da estrada e as linhas pintadas sobre a mesma se encontram em um ponto no horizonte. A linha central vai direto para ela, e as linhas do lado vão se inclinar até que todas elas se interceptem. Esse é o ponto de fuga.

Agora que conheceu os elementos da perspectiva, você saberá como elas se unem para formar os tipos de perspectiva mais comuns: a perspectiva de um ponto, de dois pontos e de três pontos.

Como Fazer Desenhos em Perspectiva Passo a Passo e Seus Tipos

desenho em perspectiva como fazer

Vamos olhar para os três principais tipos de perspectiva que você deve saber como desenhar em perspectiva.

Toda vez que você cria o olhar profundamente para uma obra de arte, ela tem usou alguma forma de desenho de perspectiva.A partir disso, você terá um conhecimento geral de quais exemplos os tipos de perspectiva melhores se aplicam.

#1 – Perspectiva de Um Ponto

desenho em perspectiva com um ponto de fuga
Desenho em perspectiva com um ponto de fuga

Na perspectiva de um ponto, usadas para criar a ilusão de profundidade, as linhas verticais que passam pelo campo de visão se mantém paralelas, pois seus pontos de fuga estão no “infinito”. As linhas horizontais, no entanto, que são perpendiculares ao observador, desaparecem em direção a um único ponto no centro da imagem.

Ela assume que a face frontal dos objetos não tem profundidade, ao contrário das laterais e das bordas que se afastam do observador. O desenhista precisa decidir as medidas verticais e horizontais de cada forma e ligá-las a um único ponto de fuga, criando a profundidade mencionada.

Veja como fazer desenhos em perspectiva com 1 ponto de fuga por meio de um CUBO.

#1 – Desenhe a Linha do Horizonte

Desenhe uma linha reta no meio do seu desenho. Esta é a sua linha do horizonte, representando o nível dos olhos.

#2 – Desenhe o Ponto de Fuga

desenho em perspectiva com um ponto de fuga passo 2

Insira um ponto de fuga na linha. Ela será o ponto em que o cubo será referenciado. Mais a frente você entenderá o por quê.

#3 – Faça o Lado Frontal do Cubo

desenho em perspectiva com um ponto de fuga passo 3

Desenhe o lado frontal do cubo. Ao desenhar em perspectiva, você achará mais fácil desenhar primeiro o lado da frente, de forma retangular plana. Veja que as linhas laranja são perfeitamente verticais e as azuis, perfeitamente horizontais.

#4 – Ligue as Bordas ao Ponto de Fuga

desenho em perspectiva com um ponto de fuga passo4

Conecte as bordas ao ponto de fuga por meio de linhas de apoio temporárias (em lilás). Percebeu como o desenho parece mais real e tridimensional?

#5 – Finalize o Cubo

desenho em perspectiva com um ponto de fuga passo 5

Termine o cubo escolhendo um lugar lógico. Repare como as linhas da parte de trás são paralelas às linhas da parte da frente, acompanhando as linhas de apoio.

As verticais (laranja) são verticais na parte frontal e na parte de trás do cubo. O mesmo vale para as linhas horizontais (azuis). Em seguida, apague as linhas de apoio e veja como o seu objeto ganhou vida.

Repita o passo colocando tanto o ponto de fuga como a parte frontal em diversas posições.

#2 – Perspectiva de Dois Pontos

desenho em perspectiva com dois pontos de fuga
Desenho de prédio em perspectiva

Na perspectiva de dois pontos, o observador é posicionado de tal forma que os objetos no desenho sejam vistos de um dos lados. Isto cria dois grupos de linhas horizontais que diminuem em direção a pontos de fuga nas bordas externas do objeto, deixando apenas as verticais perpendiculares.

Além disso, tanto as bordas frontal e traseira como as laterais de um objeto diminuem em direção aos pontos de fuga. A dita perspectiva é usada para desenhar prédios em paisagens.

Logo, você não pode começar o desenho com a parte frontal do edifício. Você deve primeiro desenhar a linha que forma o canto do prédio e, em seguida, usar um dos pontos de fuga para completar a fachada. Vamos descobrir como fazer perspectiva de 2 pontos por meio de uma CAIXA.

#1 – Desenho de Caixa em Perspectiva – Uma Linha do Horizonte e Dois Pontos de Fuga

desenho em perspectiva com dois pontos de fuga passo 1

Faça a linha do horizonte e dois pontos de fuga dentro da linha. Coloque seus pontos de fuga o mais distante possível.

#2 – Desenhe o canto da Caixa

desenho em perspectiva com dois pontos de fuga passo 2

A seguir, deve desenhar o canto mais próximo da casa, representado por uma linha vertical.

#3 – Crie o Lado Frontal da Caixa

desenho em perspectiva com dois pontos de fuga passo 3

Para criar o lado frontal, ligue os bordas superior e inferior da linha vertical ao ponto de fuga do lado esquerdo.

#4 – Termine o Lado Esquerdo

Decida até onde vai esta parede. Escolha a distância e termine o lado com uma linha vertical. Lembrando que as linhas verticais serão paralelas.

#5 – Repita os Passos para o Lado Direito

desenho em perspectiva com dois pontos de fuga passo 5

O mesmo procedimento vale para o lado direito (linhas verdes).

#6 – Crie a Parte Superior da Caixa

desenho em perspectiva com dois pontos de fuga passo 6

Para a parte superior da cubo, ligue os cantos superiores restantes aos seus pontos de fuga apropriados.

#7 – Limpe as Linhas de Apoio

desenho em perspectiva com dois pontos de fuga passo 7

Apague as linhas de apoio e observe como você fez a caixa (por mais simples que seja).

Na perspectiva de dois pontos, um desenho em perspectiva simples depende do espaço visual, fazendo com que os objetos fiquem menores à medida que se afastam do observador. Em outras palavras, a metade de trás da caixa tem de ser menor do que a metade da frente!

#3 – Perspectiva de Três Pontos

desenho em perspectiva com três pontos de fuga
desenho em perspectiva arquitetura

Na perspectiva de três pontos, o observado está olhando para cima ou para baixo de modo que as linhas verticais também convergem em um ponto de fuga tanto na parte superior quanto na inferior.

Esta é a forma mais complexa de perspectiva, em que nenhuma das linhas do desenho é perpendicular ao observador. Cada linha é desenhada na direção de um determinado ponto de fuga.

O desenho em perspectiva de 3 pontos é essencial para artistas aspirantes. De edifícios a paisagens, entender como desenhar em três pontos de vista tornará o desenho muito mais fácil, principalmente no que diz respeito a posição do terceiro ponto de fuga.

A depender do quão distante o ponto de fuga está da linha do horizonte, você terá uma visão mais acima ou abaixo do desenho. Tanto que a perspectiva é conhecida como perspectiva aérea.

Perspectiva de Ponto Zero???

desenho em perspectiva de ponto zero
Desenho em perspectiva de paisagem

Você nunca deve ter ouvido falar da perspectiva de ponto zero. Eu também não sabia quando comecei. Na verdade, é o tipo mais comum de todos.

Ela é um jeito bonito descrever cenas naturais como cordilheiras ou vales, onde não há linhas paralelas nem pontos de fuga, diferentemente da perspectiva linear (de um, dois, ou três pontos).

A perspectiva de ponto zero pode criar aquela sensação de “profundidade”, como na imagem acima.

Desenhar em Perspectiva para Tornar seus Desenhos Mais Reais

Desenho em perspectiva visa fazer com que seus desenhos ganhem vida por meio de uma profundidade fictícia. Sem contar que essa prática é realizada por diversos artistas ao longo da história humana.

Com auxílio dos seus elementos que compõem os tipos de perspectiva mais comuns, suas obras nunca mais serão as mesmas.

Caso tenha gostado, deixe seu comentário acerca do que você já aprendeu sobre esse assunto tão importante para quem está desenhando.

Um grande abraço e bons desenhos!

Fonte de apoio adaptado: