Skip to content

Por que Desenhar é uma Terapia?

desenhar é uma terapia

Você sabia que desenhar é uma terapia?

Você sabia que pegar um lápis para rabiscar pode ajudá-lo a aliviar o estresse, depressão e medo, e pode até ajudar a diminuir a dor ou outros sintomas físicos?

Nossa infância foi abundante em rabiscos no papel. Quando envelhecemos, no entanto, a maioria perde o hábito de desenhar a primeira cena que veio à mente, gerando transtornos pessoais.

Como solução, a terapia do desenho usa atividades artísticas simples para ajudar as pessoas a se expressarem e desenvolverem uma sensação de bem-estar através do processo criativo.

Com isso, o desenho tornou-se uma parte importante do campo terapêutico e possui diversos benefícios. Confira nesse artigo por que desenhar é uma terapia efetiva.

Desenho Terapia para Todas as Idades

desenho para todas as idades

Enquanto as pessoas têm usado o desenho como uma forma de expressão e de comunicação, o foco na desenho terapia só começou a se formalizar quando os médicos observaram que os indivíduos que sofriam de doença mental se expressavam em desenhos, o que levou os profissionais da saúde a explorarem o desenho como forma de cura.

Expressar-se torna nossos pensamentos e sentimentos em ideias tangíveis e comunica o que às vezes não podemos por meio das palavras.

Criar é expressar o que tem dentro de si

Henri-Émile-Benoît Matisse

Quando alguém começa a desenhar, externaliza-se qualquer estresse ou dificuldade que esteja sentindo. Ao desenhar o que o perturba, retira o paciente de si próprio, transferindo o problemas para o papel.

O desenho também pode ser usado como um método de comunicação para as pessoas mais introvertidas e encoraja a resolução criativa de problemas e o autoconhecimento.

Por que Desenhar Faz Bem?

benefícios desenho

Caso esteja a procura de uma forma de aliviar um pouco o stress diário, o desenho para terapia pode ajudar a induzir o relaxamento físico, diminuindo a sua pressão arterial, diminuindo a sua frequência respiratória e diminuindo a sua pulsação. Veja como logo abaixo.

#1 – O Desenho Ensina que há Solução para Tudo

Com o desenho, nunca há uma única resposta para um problema. Podemos ficar presos nas nossas rotinas diárias. Então, quando se trata do surgimento de novas ideias para nossos trabalhos, atinge-se o bloqueio mental.

Seja escrevendo aquele papel de oito páginas para sua aula de Inglês ou preparando uma apresentação para seu chefe daqui a duas horas, desenhar nos ajuda a lembrar que há várias maneiras de chegar ao nosso objetivo. Se uma maneira não funcionar, sempre haverá outra.

#2 – O Desenho o Ensina que Você Tem Voz Própria

Por vezes, nem sempre sabemos como expressar os nossos sentimentos, emocional ou verbalmente, logo o desenho expande o nosso alcance comunicativo. Para aqueles mais tímidos e introvertidos, o desenho é uma saída para a criatividade.

“Desenhar é anterior à linguagem verbal. Seja pelo simples rabisco ou algo mão livre, o ato é essencial para expressar conceitos e emoções espontâneas”

Somos nós mesmos quando mostramos uma extensão das nossas personalidades através de uma representação visual. Então não tenha medo de desenhar só porque você se acha incapaz.

#3 – O Desenho Trabalha a Capacidade Motora Cerebral

Pegue a caneta, lápis ou lapiseira e use para fazer uma imagem. Através dessa prática, você exercita o cérebro pra que ele preste atenção aos detalhes e à coordenação visual.

Use tentas ferramentas diferentes ao desenhar. Ademais, há movimentos únicos que vêm com o desenho e que não são exercitados ao digitar ou escrever.

#4 – O Desenho Melhora os Seus Sentidos

Antigamente, os artistas utilizavam uma técnica chamada automatismo, que tentava evocar conceitos no inconsciente através de ações espontâneas e processos involuntários.

Os artistas formariam conceitos a partir dessas ações. Caso você abrace essa técnica, o desenho fortaleceria não somente o pensamento, mas também o seu subconsciente.

#5 – O Desenho Como Forma de Pertencimento

As pessoas estão desenhando em todo o mundo, sejam elas artistas ou não.

O desenho é para quem quer fazer parte dele. É evidente que o desenho atingiu todos as partes do mundo. Não importa de que status social, raça, religião ou cultura você venha, o desenho o conecta a todos.

#6 – O Desenho Contribui para uma Vida Feliz

O desenho terapêutico dá a você a capacidade de se expressar abertamente. O desenho é especialmente fácil porque requer o menor número de materiais. Também pode despertar uma energia dentro das pessoas que as torna mais excitadas para criar algo naquele momento.

O desenho também é muito benéfico para relaxar. Evidências dizem que “o envolvimento com atividades artísticas melhora o humor, as emoções e outros estados psicológicos.

Aproveite o que o desenho tem a oferecer e deixe-o contribuir para a sua saúde geral através do poder do lápis e do papel.

Desenhar é uma Terapia para Crianças

desenho para crianças

Poucas atividades são tão naturais para as crianças pequenas como o desenho. Seja por meio de giz ou lápis de cor, ele ou ela provavelmente gosta do ato de criar.

As crianças nem sempre conseguem se expressar usando palavras e ações, então o desenho é forma importante de comunicação.

Você pode obter uma visão dos pensamentos e sentimentos de seu filho através de seus desenhos. Ser capaz de expressar o que eles sentem também aumenta a inteligência emocional da criança.

#1 – Desenvolve Habilidades Motoras

As habilidades motoras incluem qualquer movimento das mãos, dos pulsos e dos dedos. Como um adulto, você as usa quando digita ou dirige. É essencial que seu filho desenvolva habilidades motoras.

Segurar e manipular materiais de desenho representa uma das melhores formas de melhorar as habilidades motoras de uma criança. O desenho cria feedback visual imediato que muda dependendo da ferramenta que o seu filho usa.

#2 – Incentiva a Análise Visual

As crianças pequenas ainda não compreendem alguns conceitos que você pode tomar como certos, como distância, tamanho e textura. O desenho permite o seu filho aprender esses conceitos de forma deliberada.

Para apoiar este tipo de desenho em casa, incentive o seu filho a desenhar exemplos de grandes e pequenos, ásperos e suaves, distantes e próximos, e assim por diante.

#3 – Ajuda na Concentração

Como crianças gosta de desenhar, esta atividade proporciona concentração e prática. Estes conceitos serão essenciais para o sucesso profissional do seu filho.

Aprender a observar pequenos detalhes, concentrar-se na obtenção de um resultado específico e praticar tarefas difíceis ajuda o seu filho a amadurecer.

#4 – Aumenta a Confiança

Como pai, provavelmente ouviu a frase: “Olha o que eu fiz!” Quando a criança tem a oportunidade de criar representações físicas de sua imaginação, pensamentos e experiências, ela ganha confiança.

O desenho pode ajudar seu filho a sentir-se mais motivado. Esta afirmação irá torná-lo mais confiante em outras áreas que podem não ser tão naturais como o desenho.

#5 – Ensina Resolução de Problemas

O desenho encoraja o seu filho a resolver problemas de forma criativa. Ao desenhar, sua criança determina como conectar partes do corpo, expressar emoções e identificar texturas específicas.

Fornecer tarefas de desenho, como criar um retrato de família e falar sobre a cor, método ou escolhas especiais do seu filho ajuda-o a desenvolver habilidades para resolver problemas cada vez mais desafiadores.

Para auxiliar seu filho a se motivar, use reforço positivo. Exiba exibir desenhos no quarto do seu filho ou em outras áreas da sua casa, inclua desenhos personalizados em cartas aos membros da família e elogie seu filho pela prática e realizações pessoais.

Desenho como Terapia para Idosos

Desenho não é uma atividade de crianças e de adultos jovens. Na verdade, muitos idosos podem se beneficiar dos desenhos. Ela é uma experiência divertida e relaxante que também lhes permite melhorar a comunicação, social, cognitiva e habilidades motoras.

Ao desenhar, os idosos estão utilizando os hemisférios esquerdo e direito de seu cérebro, usando tanto a lógica quanto a criatividade. O desenho permite que os idosos esqueçam as doenças crônicas ou outras condições que estão afetando suas vidas.

Esta forma de terapia é bastante eficaz para as pessoas da terceira idade devido as seguintes vantagens:

#1 – Coordenação

À medida que envelhecem, é necessário ainda mais esforço para controlar os músculos de seus braços e mãos, bem como coordená-los.

Fazer uma atividade simples como desenhar pode fortalecer e retardar a perda dessas habilidades, além de ajudar a prevenir a perda de habilidades cognitivas.

#2 – Criatividade

Mesmo para os idosos que nunca pegaram num lápis para fazer um desenho, a criatividade e o talento, que nunca souberam que existiam, floresceram com estas atividades .

Criatividade é uma habilidade que pode ajudar muitos em suas vidas diáriasa fim de resolver um problema ou estão procurando novas maneiras de levantar dinheiro para uma organização.

#3 – Comunicação

Muitos idosos têm condições que dificultam a comunicação de seus sentimentos e pensamentos, incluindo demência, Alzheimer, Parkinson e derrames.

Ao criar uma imagem, eles são capazes de se expressar sem ter que usar suas palavras.

#4 – Relaxamento

O desenho é uma excelente maneira de remover qualquer sentimento de estresse no corpo do idoso que aumenta seu nível de esquecimento, ansiedade e preocupação.

Ao concentrar-se na imagem que estão a desenhar, todos os outros pensamentos começam a desaparecer, incluindo as doenças que lhes causam dor.

É Desenhando que se Aprende

desenhar faz bem

Ao longo do artigo, você entendeu que o desenho traz benefícios tanto para crianças quanto para idosos. Sem contar que estudos endossam que desenhar pode afetar os indivíduos de forma positiva, induzindo a cura psicológica e fisiológica.

Nós sabemos que, em geral, o exercício de nosso lado criativo melhora a qualidade de vida e nutre o bem-estar geral. Todos nós somos criativos – não apenas alguns poucos.

Espero que tenha gostado desse artigo. Deixe seu comentário acerca da sua experiência com o desenho como forma de cura.

Um grande abraço e bons desenhos!

Fonte de apoio adaptado: