Skip to content

Como ter Paciência para Desenhar?

como ter paciencia para desenhar

Como ter paciência para desenhar?”

Essa é a pergunta que assombra todo desenhista iniciante. Mal começa a desenhar e a impaciência bate a sua mente. Caso haja expectativas sobre o tempo necessário para aprender a desenhar, então o drama está completo.

como ter paciência para desenhar de uma vez por todas
Como ter paciência para desenhar de uma vez por todas?

Assim como nenhum desenhista do mundo iniciou perfeitamente, com você não será diferente. Então, de que maneira você contornaria esse cenário mais que provável de acontecer? Confira nesse artigo o que você pode fazer a respeito.

Como Ter Paciência para Desenhar de uma Vez por Todas?

como ter paciência para desenhar de vez

Todos nós possuímos uma certa quantidade de paciência ao longo do dia. Uns mais, outros menos. Alguns possuem paciência de um monge budista, enquanto outros não conseguem manter o foco emocional por mais de 10 minutos que pensam em jogar tudo para o alto e fazer outra atividade.

Após algumas derrotas, desenhistas que progridem não se martirizam ou culpam a sua genética que não abençoou o indivíduo com mais paciência. Assumir a responsabilidade de reconhecer que você não é tão paciente quanto imaginava e se perguntar: o que eu devo fazer para ter mais paciência das próximas vezes?

1 – Encare sua Impaciência

como ter paciência para desenhar passo 1

Quando me refiro a encarar sua impaciência, quero dizer que você deve “dar as caras” ou “olhar de frente. Enfrente voluntariamente seus pensamentos e emoções que a impaciência proporciona com boa vontade, curiosidade e gentileza.

Algumas emoções são válidas e apropriadas ao momento. Desenhar após acordar é completamente diferente de desenhar quando você chega ao trabalho no fim do dia, pois de manhã você estará mais disposto e a tarde você estará mais cansado. Isso se amplifica caso você seja uma pessoa diurna.

Caso seja o seu caso, dedique parte do seu tempo para desenhar no momentos mais produtos, por menores que sejam. Leve em consideração que sua paciência, e consequentemente sua produtividade, será menor no fim do dia. E está tudo bem!

2- Afaste-se das suas Emoções

como ter paciência para desenhar passo 2

A partir do momento em que você se afasta da sua impaciência, você toma controle das suas emoções presentes. Ao fazer isso, você cria um espaço de tempo entre a atuação da emoção e a sua reação em relação a ela. Você também pode identificar sentimentos incômodos enquanto o vivencia. A observação o mais imparcial possível evita que a sua experiência mental estrague os seus desenhos.

A visão que você obtém ao se afastar é semelhante a sua jogo de xadrez, repleto de possibilidades. Em vez de ser somente uma peça sem destino, você reflete a sua capacidade de enxergar além das peças como um espectador ciente do que está acontecendo.

3 – Seja Coerente com seus Motivos

como ter paciência para desenhar passo 3

Após ter organizado e acalmado seus processos mentais e emocionais e depois de criado o espaço entre a emoção atuante e a sua reação, você se concentra naquilo que importa: seus valores pessoais e as suas metas mais importantes.

Reconhecer, aceitar e depois se distanciar do que o atrapalha, o confere a capacidade de mobilizar a nossa parte que “enxerga mais longe”, que integra os pensamento e os sentimentos a valores e aspirações de longo prazo.

Você decide todos os dias. Vai comer omelete ou pão com presunto? Você atende o celular ou deixa a ligação cair na caixa postal? Esses momentos são pontos de escolha. Seus valores essenciais oferecem o norte necessário para você avançar na direção correta.

4 – Paciência Requer Paciência

como ter paciência para desenhar passo 4

Para tudo que buscamos requer paciência. Até a própria paciência!

Quem dera que consigamos em um estalar dos dedos ou quando nos convém. Em um mundo repleto de indivíduos que se intitulam detentoras de direitos irrevogáveis, a paciência deveria ser uma benesse concedida a todos desde o nascimento. Infelizmente, não é o caso!

Eu percebo que quanto mais facilitada for a vida de uma pessoa, maior tende ser a impaciência. Aqueles que reconhecem o trabalho duro entendem, consciente ou inconscientemente, que a paciência está intimamente ligada ao resultado que se espera alcançar.

Por outro lado, aqueles que querem tudo na mão, não desenvolveram, seja por opção própria ou por falta de criação, a paciência necessária para atingir resultados extraordinários no desenho. Para esses, a paciência deverá ser trabalhada em paralelo para qualquer tarefa a ser praticada.

5 – Faça do Tédio o seu Aliado

como ter paciência para desenhar passo 5

O tédio é uma força criativa muito poderosa. Hoje em dia, as pessoas levam entretenimento com eles para onde quer que vão. Eles podem abrir seu telefone e mandar mensagem para os amigos ou olhar para as páginas da web enquanto eles estão esperando.

Assim, é muito fácil para eles se tornarem entediados e impacientes com um desenho, parar de trabalhar nele e fazer algo que é mais divertido imediatamente.

A melhor maneira de contornar isso é colocar-se em situações que o impedem de fazer isso. Vá para um lugar quieto, seguro, chato, onde não há nada que você possa fazer além de desenhar (mesmo que seja apenas um quarto longe do seu computador e telefone).

6 – O que Fará Diferença Será Isso

como ter paciência para desenhar passo 6

Quando você começar a desenhar de verdade, você buscar todas as informações disponíveis na internet: vídeos, livros, artigos de sites como o meu 🙂

Estudar é necessário…desde que uma fonte de cada vez!

Caso você absorva tudo que está a sua volta, seu foco diminuirá e acreditará que não está tão bom quanto gostaria, o que é mentira. O que você precisa fazer é conhecer e aprimorar tudo que aquela informação está lhe dizendo para então passar para a próxima.

Você deve ter paciência até para organizar seus aprendizados.

Como Ter Paciência para Desenhar Resolvida!

como ter paciência para desenhar de uma vez por todas
Paciência vale o esforço

Daqui a um tempo, quando olhar para as suas obras antigas e achar que estão abaixo do que você gostaria, você vai notar que evoluiu drasticamente. Aí você chegará na conclusão de que valeu a pena todo o esforço de tentar de novo e de novo e de novo.

Você pode desanimar, pois é um direito seu de estar para baixo. Entretanto, o que é realmente essencial é você decidir não decidir. Desenhe mais e cada vez melhor. Paciência é uma virtude destinada a poucos que realmente acreditam na sua capacidade.

Um grande abraço e bons desenhos!