Skip to content

Como Ter a Mão Firme para Desenhar

como ter a mão firme para desenhar

Caso esteja aprendendo pela primeira vez, você vai querer saber como ter a mão firme para desenhar.

Já passou ou passa por esses problemas?

  • Traços saem trêmulos ou tortos;
  • Ao passar o desenho a limpo, você pressiona a caneta ou o lápis com força para evitar traços grosseiros;
  • Você não encosta o braço em algum apoio ou o cotovelo fica fora da mesa.

Você não produzirá, logo de cara, os tipos de linhas que você quer fazer para que seus desenhos se destaquem. Uma curiosidade de quem desenha: tanto profissionais quanto amadores compartilham desse inconveniente!

Sim, existe um jeito de aprimorar a precisão e a firmeza a fim de fazer desenhos mais rápidos e eficazes!

Sim, existe um jeito de tornar seus desenhos mais naturais e intuitivos!

Sim, existe um jeito de ter a mão solta e, ao mesmo tempo, firme para desenhar!

Felizmente, é um aspecto dominável e que depende de do que será abordado a seguir.

Como Ter a Mão Firme para Desenhar?

como ter as mãos firmes para desenhar orientações

Ter mãos firmes não é tão simples: é como você termina horas e horas de trabalho duro encontrando as linhas perfeitas, selando-as para sempre e dando-lhes seu aspecto final. Muito intimidante, certo? Na verdade, a arte de desenhar linhas lindas, suaves é sutil. Isso requer muita prática, é claro, mas você também precisa estar ciente de um punhado de dicas que vai fazer você dez vezes melhor nisso assim que você aplicá-las.

Vamos ser claros imediatamente: a menos que você já seja um mestre nisso, você não terá mãos firmes logo de cara, ainda mais se você não estiver em um ambiente tranquilo e tranquilo.Você precisa estar concentrado, relaxado e que ninguém o incomode. Com isso em mente, vamos as orientações.

#1 – Reduza a Força ao Desenhar

Ao usar o lápis ou caneta, tenha cuidado para pressionar demais. Caso force além da conta, você irá destruir a textura do papel. Isto será muito perceptível no seu desenho. Além disso, torna mais difícil controlar o seu desenho se quiser modificar a área onde a textura foi destruída.

Para preservar a textura do papel use uma leve pressão. Assim, você usa menos pressão e levar mais tempo construindo seus tons, obtendo mais controle sobre o seu desenho em geral.

#2 – Use o Papel Correto

O papel pode ser um dos causados da sua falta de firmeza nas mãos. Por exemplo, se você está usando papel de impressora barato você vai ter um tempo mais difícil de obter um desenho decente.

A espessura do papel faz a diferença.

A textura e espessura do papel são fatores para principiantes. Folhas sulfites (do tipo A4, A3) ou algo mais sofisticado como um “sketchbook” (caderno para esboços) dão conta do recado.

# 3 – Pratique Mais

Não tem segredo: quanto mais você desenhar, mais rápido você perde a tremedeira ao desenhar.

Entenda que no início, tremer faz parte do processo. Afinal, você está desenvolvendo uma nova habilidade, o que gera uma certa insegurança nas primeiras vezes.

Conforme o tempo passa, você adquire mais confiança nos seus traços, pelo fato de você saber o que está fazendo, além de estar mais confortável com o material e com o próprio hábito de desenhar.

#4 – Tenha Calma

Quando o iniciante dá seus primeiros traços, é inevitável criar expectativas quanto ao que você espera disso tudo. E quando se fala de expectativa, na maioria das vezes, está ligado ao tempo que leva para aprender a desenhar bem.

A pressa é de fato o inimigo da perfeição, ainda mais no desenho. Desenhar bem demanda tempo, esforço e dedicação para desenvolver artes maravilhosas e incríveis de ser ver

Ter a mão firme é consequência do processo de aprender melhor!

#5 – Desenhe com o Braço

como ter a mão firme para desenhar - ombro

“Como assim, desenhar com o braço? Eu uso minha mão para isso!”

Ao desenhar, veja que existe a movimentação dos dedos, a movimentação do pulso, a movimentação do cotovelo, e a movimentação do ombro. A forma de desenhar diferente drasticamente da parte do corpo usada para desenhar.

como ter a mão firme para desenhar - mão
Usando a mão
como ter a mão firme para desenhar - cotovelo
Usando o cotovelo

Por exemplo, o ombro serve bem para traços mais curtos e longos. É muito melhor para linhas firmes e linhas gestuais fluidas. Por outro lado, o pulso serve bem para pequenos traços e realçar detalhes.

Em alguns casos, para quem pinta, um segmento do braço fica imobilizado visando o movimentar de uma parte específica.

#6 – Não Desenhe Como se Fosse Escrever

Desde a nossa infância, estamos habituados a escrever. Como escrever só requer o nosso pulso, temos décadas de memória muscular desenvolvida para manusear o lápis com os nossos pulsos.

Embora não haja nada de errado em usar nosso pulso quando isso faz sentido, estaríamos nos limitando se não fôssemos além do pulso.

Escrever uma letra do alfabeto é diferente de “escrever” um rosto, a não ser em casos de desenho de cartoons.

#7 – Largue o Vício da Borracha

como ter a mão firme para desenhar - borracha

Esse é importante: pare de usar a borracha de 5 em 5 minutos. O desenho é feito com lápis e não com borracha.

Tem pessoas que passam mais tempo apagando do que vendo até onde seu traçados o levam. Para acabar com esse problema, compre um livro de rascunho e use caneta. Faça uso das esferográficas (as famosas BIC) pois elas deslizam com mais facilidade

Assim, você ousa mais ao fazer desenhos sem se preocupar tanto com os erros. Você relaxa e simplesmente desenha! Sua autoconfiança agradece.

#8 – Varie a sua Pegada ao Escrever

como ter a mão firme para desenhar - pegada 1
Pegada pronada

 

como ter a mão firme para desenhar - pegada 2
Pegada normal

Você por acaso desenha com a mão fechada?

A depender da forma como você segura o lápis, a movimentação pode estar comprometida. Existem inúmeras maneiras de manejar o lápis para desenhar, como essas abaixo:

Com a pegada pronada, você segura o lápis como se fosse segurar uma vela, com a ponta apontando para cima. Com ela, você usa tanto a ponta quanto a lateral do lápis.

É importante não apoiar demasiado a mão sobre o papel, pois isso impedirá que ela se mova suavemente. Mas, ao mesmo tempo, não passe a mão por cima do papel, pois não terá muita estabilidade e o ombro ficará cansado muito rapidamente. Uma leve quantidade de contato com os dedos para estabilidade e conforto será melhor.

Com a pegada normal, você desenha com a mesma pegada usada para escrever. Sem contar, que você somente usa a ponta do lápis, ao contrário da pegada pronada.

Enquanto essa é voltada para os detalhes minuciosos, como cabelos e olhos, aquela é voltada para linhas mais fluidas e em suportes inclinados que deem suporte à pegada.

#9 – Varie a Graduação do Lápis

como ter a mão firme para desenhar - gradação de lápis

Para você ter controle da nuance do mais forte ao mais escuro, você tem que controlar o peso da sua mão e, consequentemente, a sua firmeza. Ao fazer sempre pesado você não vai conseguir passagem

Praticar diferentes graduações ajuda muito você a calibrar melhor o peso do seu braço e a saber como usar um traço mais leve/grossa ou mais firme.

Como Ter a Mão Firme para Desenhar de Uma Vez por Todas

como ter a mão firme para desenhar - mãos firmes

Listei dez dicas poderosíssimas sobre como ter a mão firme para desenhar. Desenvolver firmeza nas mãos requer mudanças simples, mas que trazem inúmeros benefícios a seu favor.

Lembrando que desenhar requer prática constante e muito teste para descobrir de que forma você desenha melhor. Garanto-lhe que você não vai se arrepender com o que descobriu de si mesmo.

Deixe seu comentário falando sobre como você resolveu seu problema com a falta de firmeza nas mãos.

Um grande abraço e bons desenhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =

Comments (2)

muito bom a matéria ela complementa tudo o que eu precisava aprender e revisar sobre ter a mão firme ao desenhar, muito interessante!!!

Responder

Alex,

Fico feliz que tenha ajudado 🙂

Responder